top of page

Diretoria   

CEO — Chief Executive Officer

Marcelo Rios

Diretor Presidente

1-removebg-preview.png

Formação: "Graduado em Licenciatura em Música com Habilitação em Educação Musical Escolar" pela "Escola de Música da UEMG" - Universidade do Estado de Minas Gerais.

1ª GRADUAÇÃO

1ª PÓS-GRADUAÇÃO

Pós-Graduado em Musicoterapia pela Faculdade Censupeg / Centro Sul-Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação

Chapeu-removebg-preview.png
Figura1-removebg-preview.png

Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais

Logo UEMG.png
logo-marca-branca.png
cropped-052f102f19.png

Marcelo Rios é registrado na APEMEMG

Sob nº 1-0113

CBO - 226305

logo-light (1).png

Classificação Brasileira de Ocupações

logo-marca-branca.png

CNAE - Classificação Nacional de Atividades Econômicas nº 8690-9/01 - Atividades de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Humana.

2ª GRADUAÇÃO

Universidade_Est__cio_de_S__-logo-16E934419D-seeklogo.com.png

Universidade Estácio de Sá

ESTÁCIO

GERONTOLOGIA

"Atualmente, aluno da Universidade Estácio de Sá, iniciando a segunda graduação em Gerontologia no período de 2024 a 2025. Comprometido em aprofundar conhecimentos para contribuir no bem-estar da terceira idade. 

A Gerontologia é o campo de estudo que se dedica a compreender o processo de envelhecimento em seus diversos aspectos. Ela abrange não apenas as questões físicas, mas também as sociais, psicológicas e culturais relacionadas à velhice. O objetivo principal da Gerontologia é promover uma compreensão holística do envelhecimento, buscando melhorar a qualidade de vida dos idosos e promover o envelhecimento saudável. Este campo multidisciplinar incorpora conhecimentos da medicina, psicologia, sociologia, serviço social e outras disciplinas para oferecer uma abordagem abrangente às necessidades e desafios enfrentados pela população idosa.

2ª PÓS-GRADUAÇÃO

Neuropsicopedagogia - Pós Graduação em andamento pela Faculdade IMES - Situada na cidade de Governador Valadares/MG

baixados.png

Instituto Mineiro de Educação Superior

Mestrado Profissional

Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais

Aguarde !

Logo UEMG.png
logo-marca-branca.png

CURSOS  EXTRACURRICULARES

Envelhecimento da população Brasileira

Certificado.JPG

Fundamentos das Neurociências:
Como o cérebro aprende ?

Censupeg.JPG

Brincando com  Ritmos

Brincando com ritmos.JPG

Atividades Musicais para Crianças 

Ensino de violão para crianças

III Encontro Internacional de Musicoterapia UFR

Atividades muscias para crianças.JPG

Geriatria e a Gerontologia

UEMG Ensino de violão para crianças.JPG

Práticas das Técnicas Musicoterápicas

3.JPG

Psicogerontologia

4.JPG
Marcelo Rios - Prof. Paulo Paulunk.JPG

Como Melhorar a Intervenção em Pessoas com TEA

Certificado ABA.JPG
Primeira Parte.JPG

PORTFÓLIO

Cantor, compositor, intérprete, violonista, baterista, empreendedor e professor de música graduado pela Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG. Marcelo Rios, mineiro de Pará de Minas, atualmente reside em Belo Horizonte/MG, iniciou sua formação aos 12 anos de idade, apresentando-se na escola e em festas familiares.

 

Aperfeiçoou sua técnica vocal com a professora Kátia Regina de Melo Couto na Babaya Escola de Canto. Estudou Técnica vocal (A) com a professora Elisete Dias Xavier na "Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG. Dedicou-se a cursos especializados, como os de História Comparada da Música, sob a orientação do professor Andersen Viana no Palácio das Artes/Fundação Clóvis Salgado e Percepção Musical e Apreciação em curso gratuito na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Fez o curso de "Introdução a Metodologia Suzuki" com a professora Isabela Pavan na "UEMG". Fez o curso de "Produção Musical" também pela UEMG com o professor Guilherme Castro.

 

Nos 30 anos ininterruptos de atuação, sua carreira foi consolidada e reconhecida, com shows de repertório próprio e vasto acervo de músicas e canções nacionais, em Belo Horizonte, no interior de Minas e em outros estados das regiões sudeste e nordeste, além de contar com um seleto público de admiradores em Portugal, França e Inglaterra.

 

O músico desenvolve projetos especiais, destacando-se, entre eles, “Violão Mineiro”, tema instrumental de sua autoria, escrito para violão, que foi escolhido para o vídeo documentário "Garimpando Virtudes Preservando a Tradição", apresentado em várias salas de cinemas do Brasil. Marcelo Rios valoriza os festivais de MPB e já participou e conquistou prêmios em muitos deles, destaque para festivais de: Belo Horizonte, Contagem, São Sebastião do Paraíso, Itaú de Minas e Monte Sião, em Minas Gerais; Queluz, em São Paulo e Maricá, Rio de Janeiro.

 

Um dos vencedores do festival Circuito de Bar 2006, Marcelo recebeu o troféu em solenidade realizada no Palácio das Artes em Belo Horizonte, quando apresentou a música “Tenra Melodia”, de sua autoria. Como convidado, Marcelo Rios participou de vários projetos musicais, incluindo-se o MPBH – A Música Abraça a Cidade, com shows em praças públicas da Grande Belo Horizonte, sob patrocínio da Prefeitura Municipal; Quarta Cultural, em iniciativa da CBTU para apresentações musicais na estação central do metrô de Belo Horizonte; além de outros eventos culturais públicos e privados. Com a pedagoga Terezinha Friche desenvolveram o “Canta Criança” um projeto educacional voltado para o público infantil.

 

Atualmente Marcelo Rios continua desenvolvendo seus projetos musicais e com a pandemia ( Covid 19 ) seus trabalhos ficaram bastante prejudicados com mais de 2 anos sem atividades artísticas. Através da Lei Emergencial Aldir Blanc, Marcelo Rios conseguiu ser aprovado no projeto musical voltado para a terceira idade que leva o nome “A música na melhor idade” O músico continua ativo e retomando suas atividades artísticas.

 

Possui 3 CDs com canções autorais:

Chapada dos Guimarães – 1999

Tenra Melodia - 2009

Assim – 2012

 

Possui também projetos musicais:

Canta Criança - 2003.

Jogo MPB - 2013.

Por Quê ?- 2016.

Planetário - 2017. 

 

Aprenda Cantando - 2021  Inicio | projetos-musicais (wixsite.com)

A Música na Melhor Idade - 2021 - Aprovado pela Lei Emergencial "Aldir Blanc"

 

​A regravação de algumas canções dos CDs “Tenra Melodia” e “Assim” farão parte de um CD instrumental que Marcelo prepara com o produtor musical Israel Rogers, este será lançado até o final de 2024

Marcelo Rios é graduado em "Licenciatura em Música com Habilitação em Educação Musical Escolar" pela  UEMG -

Universidade do Estado de Minas Gerais ​

bottom of page